A utilização dos recursos informatizados nas escolas, como o LABIN (Laboratório de Informática), por exemplo, é um espaço propício para o professor trabalhar de igual com todos os alunos, haja vista que, segundo a Teoria das Múltiplas Inteligências (GARDEN) nem todos os alunos aprendem da mesma forma, nem todos são dotados das mesmas competências. Com isso, cabe ao professor buscar e descobrir alternativas que conduzirão os alunos ao conhecimento. A informática no âmbito educacional, nesta era da comunicação é ferramenta fundamental na busca e na construção do conhecimento, algo tão inerente à natureza humana.
Eis algumas vantagens: colaboram para o desenvolvimento das diversas competências do indivíduo; conduzem o educando não só ao conhecimento cognitivo, mas a um conhecimento do seu ser como um todo; potencializa o desenvolvimento das diversas competências possibilitando assim uma reestruturação do modo de relacionamento entre aluno-professor, pois a aula atende aos vários interesses individuais e coletivos; vislumbram-se possibilidades de construção que respeitam as individualidades (diferenças) em um ambiente coletivo, graças à ludicidade; atende as individualidades do educando levando-o a realizar as tarefas de forma mais eficiente e prazerosa; o aluno apresentará maior interesse nas atividades, aumentando o envolvimento e a produtividade; é um ambiente criativo por sua diversidade e rico em recursos, além de ser uma forma de expressão própria possibilitando ao educando produzir, de acordo com suas expectativas e competências.
A necessidade de mudar é graças ao fato de que alguns métodos de aprendizagem acabam reprimindo os alunos por privilegiar-se determinadas áreas do conhecimento. Para tal mudanças, faz-se necessário a flexibilidade de todos: do educador, do educando e do sistema: o educador, porque este precisa está aberto a mediar e investigar novas buscas e produções; o educando, que precisa ser menos passivo e mais participativo; e o sistema que precisa rever as estruturas educacionais cujo modelo (em bloco) não cabem mais neste contexto.
Com isso, pode-se afirmar que basta um olhar sobre as múltiplas inteligências na Educação para conquistar a excelência em algo tão nato, como a busca e a construção do conhecimento respeitando-se as individualidades, mesmo que seja coletiva. ■ Comentário feito pelo Professor Jucélio do Texto Um olhar sobre as Múltiplas Inteligências na Educação - Comentário publicado na Internet.
OI. Este texto foi solicitado pela professora coordenadora do GESTAR. Mas será util para cada um que lê-lo.
ResponderExcluir