Ensinar o aluno a pensar ou estimular o desenvolvimento dessa habilidade é uma das coisas que o professor precisa para que as crianças absorvam melhor o conhecimento adquirido pensando-se na qualidade, não na quantidade de conteúdos. Para o alcance disso há dois elementos básicos: o papel de um adulto (o professor) e a importância da instituição escolar na formação do conhecimento.
O primeiro ponto é mister porque, segundo Vygotsky (pensador e psicólogo bielo-russo) o contato com atividades, habilidades ou informações internaliza um procedimento, apropriando-o mediante a participação de um adulto. Quanto ao segundo ponto é necessária uma intervenção pedagógica que provoque avanços no aprendizado de forma que ampliem o universo mental do aluno, coisas que não ocorreriam espontaneamente. Ele não consegue fazer sozinho.
Afinal, de acordo com o entendimento que se tem do que Vygotsky chamou de zona de desenvolvimento proximal que é o caminho do aprendizado feito sozinho pela criança e aquele, cujo potencial ela tem a desenvolver se estimulada a atingir através de um bom ensino. Pois, a criança amplia seu conhecimento desenvolvimento seu nível de compreensão e habilidade. Com isso, ela também adquire capacidade de reflexão e controle do próprio funcionamento psicológico. E o professor precisa ter a habilidade de perceber o percurso de aprendizado e desenvolvimento do conhecimento de cada aluno. Pois, todo aprendizado é necessariamente mediado.
Em outras palavras, é a interação, ou seja, a relação dialética entre sujeito e sociedade ao seu redor; é o contato com a sociedade que se forma o aprendizado. É o que Vygotsky chama de experiência pessoalmente significativa; é o desenvolvimento do aprendizado. É o desenvolvimento das funções psicológicas elementares, complexas: a consciência e o discernimento.
Isso quer dizer que, o estudo do papel da escola no desenvolvimento mental das crianças nos leva, assim como esse exímio teórico, a ter uma preocupação em promover políticas educacionais eficazes visando o melhor aprendizado dos nossos alunos. É tanto que a corrente pedagógica do estudo sobre desenvolvimento intelectual é chamada de socioconstrutivismo. Foi assim que pensou Vygotsky, o pai da Pedagogia Contemporânea quando pensou a importância do estudo da evolução da capacidade de aquisição de conhecimento pelo ser humano por meio do ensino como processo social. ■ Este é um comentário feito por JUCELIO ARAUJO MACHADO sobre o texto Lev Vygotsky, o teórico do ensino como processo social, publicado na Internet.
Nenhum comentário:
Postar um comentário