ATIVIDADE 1:
Os alunos deverão conferir suas respostas com as respostas divulgadas abaixo. Depois, em aula posterior na classe, o professor deverá conferir a resolução do exercício dando VISTOS nos cadernos.
Respostas das questões 05 a 07 da pág. 152 do livro Português: Linguagens – Literatura – produção de texto – Gramática, vol. 1 – 1ª série, 5ª ed., de William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães – São Paulo: Editora Atual, 2005.
Questão 05:
a) O eu-poemático prefere fingir que crê na mulher amada para não ter de constrange-la, flagrando-lhe a mentira.
b) O próprio eu-poemático tem consciência de que a mulher amada mente. Por isso o emprego de “inocentes” é irônico.
Questão 06:
a) A pessoa amada em Trovas, revela-se pela epígrafe “a uma dama...” e pelo emprego de pronomes de 3ª pessoa como em “quanto me ela jura mais”.
b) Porque o eu-lírico da canção se refere” à pessoa amada por meio do tratamento você e do substantivo ente, que só pode ser empregado no masculino.
Questão 07:
a) O velho da praia do Restelo amaldiçoa o primeiro homem que inventou a embarcação, pois este fato daria origem mais tarde, à empreitada mercantil.
b) Para o velho do Restelo, aqueles que se aventuraram nos mares por cobiça não merecem ser imortalizados na arte.
ATIVIDADE 2:
Em seguida, os alunos deverão fazer a leitura dos seguintes textos:
1- “Leitura dramática” – pág. 107;
2- “Encenação” – pág. 108;
3- “Telegrama ao ministro” – pág. 111 e exercício.
Habilidades e competências exploradas com esta atividade:
• Levar o aluno a reconhecer a finalidade do gênero literário dramático identificando as particularidades do gênero.
• Ser capaz de compreender e usar a Língua Portuguesa como língua materna, geradora de significação e integradora da organização do mundo e da própria identidade.
• Compreender as relações entre o texto literário e o contexto histórico, social, político e cultural, valorizando a literatura como patrimônio nacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário